Além de votar, para que serve o título de eleitor?

O título do eleitor é um dos documentos mais importantes para o cidadão brasileiro e muitas pessoas acreditam que a sua posse só dá acesso ao voto. Mas você sabia que existem outros recursos importantes que estão relacionados ao seu título? Veja a seguir para que serve este documento, além de possibilitar o direito ao voto:

As datas das eleições 2020 estão se aproximando e é muito importante que os cidadãos brasileiros coloque em prática o seu direito de votar. Afinal, o seu voto será responsável por contribuir com a escolha de um candidato que irá representar os seus interesses políticos.

Como sabemos, o voto é muito importante e deixar de utilizar o seu título nesse período pode acabar levando a algumas consequências.

E vale a pena mencionar ainda que você tem direito ao voto nulo. Por exemplo, se os candidatos a prefeito 2020 SP não estiverem de acordo com o seu pensamento político, você não precisa deixar de ir às urnas, basta votar nulo!

Mas afinal, para que serve o título além do voto?

Bem, imagine que você pretende fazer aquela viagem internacional dos seus sonhos esse ano. Para conseguir emitir o seu passaporte ou até mesmo renová-lo, será necessário estar de acordo com a Justiça Eleitoral, ou seja, possuir o título de eleitor.

Quem pretende participar dos possíveis concursos públicos que podem estar acontecendo em 2020, deve saber que para poder se inscrever, o individuo deve possuir o título de eleitor e estar em situação regular, tendo votado ou justificado a ausência.

E vale lembrar que o mesmo é dito para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio e desejam ingressar nas universidades públicas. Só é possível realizar a matrícula sendo portador do título de eleitor.

Como emitir o título de eleitor?

Como você pôde conferir, o título de eleitor é um documento muito importante para você e por isso, é interessante emiti-lo antes das datas de votação. O processo de emissão é bem simples e você pode estar com o seu título em mãos em breve!

Para tanto, o cidadão deve ir até uma unidade de cartório eleitoral com seus documentos pessoais e fazer a solicitação da emissão do título. O documento sai na hora.

Uma outra opção é realizar o pré-atendimento pela internet. É necessário acessar o site oficial do TSE e solicitar o atendimento em uma unidade disponível próxima. Neste caso, o documento fica disponível para o cidadão buscar na unidade escolhida.

ARTUR LA ROTA